RH e a Gestão de Carreira Profissional
A importância do Plano de Cargos e Desenvolvimento Profissional
Para a Gestão da Carreira na Empresa é fundamental se ter um Plano de Cargos e Salários estruturado, o qual é uma ferramenta de RH que dá sustentabilidade a Hierarquia e Gestão Salarial na Empresa.
O Plano de Cargos tem como objetivo dar clareza as atividades e responsabilidades de cada profissional em sua função, contribuindo desta forma para a definição de sua remuneração e ainda gerando flexibilidade para a Retenção, Captação e Atratividade de Talentos, através de formas de Remuneração e da Política Salarial praticada em comparação ao Mercado de Trabalho.
Para se implementar um Plano de Cargos, deve-se atentar a Descrição de cada função, mediante as atividades e responsabilidades de seus profissionais, identificando-se também as exigências de Formação Acadêmica, Habilitação Profissional, Experiência e Especializações, além de Idiomas e Habilidades e Competências específicas.
O Plano de Cargos, permite aos Gestores uma Visão da Qualificação Profissional, Capacidade Intelectual, atuação em Solução de Problemas e Impacto de seus Profissionais nos Processos Operacionais e resultados da Organização.
É necessário e também fundamental, um Plano de Capacitação e Desenvolvimento de cada função e Módulos de Gestão em atividades Comericiais, de Inovação, Administração e Operações, visando sempre o desenvolvimento e formação de profissionais capacitados (e inclui-se aqui as necessidades de Virtuais e Digitais) para o correto desempenho profissional e da mesma forma o reconhecimento em remuneração.
Se o Profissional da empresa cresce na carreira e assume novas responsabilidades e com seu conhecimento e traz resultados que agregam valor as Operações da Empresa, então ele merece reconhecimento Monetário diferenciado. Um programa de Cargos e Salários, está diretamente ligado ao Programa de Desenvolvimento Individual, isto traz motivação e alavancagem para a melhor performance da empresa e motivação de seus Colaboradores.
Além de uma Gestão Profissional o Plano de Cargos e Salários, se homologado, propicia também Segurança Jurídica contra Litígios e Reclamações Trabalhistas em casos de Equiparação Salarial, dentre outras.
É fundamental a responsabilidade da Empresa em ter Plano de Gestão de Carreira Integrado em seus módulos de RH, mas também é fundamental o interesse e a auto-gestão de carreira por cada profissional e igualmente a iniciativa e interesse de cada um em querer mudar de cargo e patamar, assim a carreira individual aparece e se consolida e da mesma forma a Gestão do Capital Intelectual pela Empresa.
Se sua empresa necessita de suporte na Gestão de Carreira de seus profissionais, não hesite em nos contatar !




