RH - Plano de Treinamento e Capacitação
Aprimorando o Conhecimento e Cultura Organizacional
Planejar Treinamento parece ser uma tarefa simples, no entanto, pode se tornar uma tarefa complicada se os Gestores e profissionais de RH não se atentarem aos processos Técnicos e Operacionais e de Gestão da Organização.
Para se garantir a Qualidade e principalmente zelar pela imagem da
empresa em seu desempenho, há que ser ter disciplina na Gestão e
controle do Treinamento dos colaboradores e da mesma forma, ser preciso quanto as necessidades
de Treinamento em Qualidade, Produção, Técnicas ou de Processos, verificando-se também o nível de
conhecimento cada colaborador em comparação aos requisitos básicos que seu cargo exige em suas atividades.
Para se ter uma Gestão ativa de Treinamento é importante separar e classificar os treinamentos em módulos de Capacitação (ou Habilitação) e Desenvolvimento, estando atento a treinamentos comportamentais e Culturais, mas sem perder o foco no que realmente são as necessidades básicas da empresa de acordo com sua Missão, Visão, sua Cultura e Valores onde todos devem estar engajados.
Um Plano de Treinamento deve estar sempre conectado com os objetivos empresariais e deve ser revisto de acordo com as metas anuais, pois a cada ano, a diretriz de negócios é diferente e estão sujeitas a Inovação, Mudanças Comportamentais, Culturais, de Estratégia, Budget e Planejamento de Longo prazo sendo que a atenção principal está na Inovação e "Core Business" da empresa e clientes.
Deve-se entender do negócio, suas prioridades financeiras e indicadores, os quais devem periodicamente ser avaliados, pois eles determinam quais prioridades serão realizadas, mediante a demanda e impacto positivo na Empresa e principalmente Retorno Operacional e Qualidade.
Os Gestores de cada área, principalmente os Supervisores de equipes, tem que participar ativamente das definições de treinamento e realiza-las, do contrário pode-se colocar em risco a execução operacional e impactar negativamente no Desempenho do Trabalho, Qualidade dos Produtos ou Serviços da Organização.
Um Plano de Treinamento deve obrigatoriamente ter métricas de realização, do contrário, perde-se foco na Execução da Estratégia da Empresa sendo que um Comitê de Gestão apropriado e liderado por RH é uma excelente Sugestão para monitoramento desta função.
Adicionalmente é importante também se realizar um mapeamento das Capacidades Técnicas e de Formação Profissional das equipes, levantando-se os dados de cada colaborador, sua Senioridade, Habilidades e Potencialidades, sempre comparando com os Desafios de Negócios e Inovação dos Processos, criando-se desta forma, Atratividade e Retenção de Profissionais de alto nível.
É igualmente fundamental, atentar a módulos de Treinamento na Cultura Organizacional e Valores da Empresa, preparando as equipes nos temas de Cultura de Diversidade, Ética, Respeito e Compliance e da mesma forma Imagem Profissional e Institucional.
Se você necessita de suporte na implantação e Gestão Estratégica de Treinamento em sua Empresa, não hesite em nos contatar.




