Relações Humanas e a INTELIGENCIA DE SEGURANÇA
Proteção Preventiva ao Patrimonio e as Pessoas
Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações.
Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa.
Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização.
Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização.
O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes.
Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos.
Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos.
Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental.
As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial.
Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.




