RH - O Trabalho Padronizado na Disciplina Oriental
A Melhoria Contínua na Visão "Dojo"
O TRABALHO PADRONIZADO NA EMPRESA
É demonstrado nos Procedimentos específicos realizados pelos trabalhadores no seu Processo de Produção baseados no Tempo e Sequência de Trabalho, realização Padrão (no caso de Manufatura) e na rotina de conferência ou execução de um processo de TI, de Qualidade, Finanças, de RH, Logística, Vendas e Sistema de Gestão de Performance (no caso de Administração), os quais devem ser acompanhados e alimentados diariamente.
O Trabalho Padronizado
é o resultado da Melhoria Contínua (Kaizen)
e também a base para que futuras melhorias possam
ser feitas na empresa. Para ser ter a Cultura de Trabalho Padronizado, é necessário ter Procedimentos descritos e documentados
que exemplifiquem e orientem os Trabalhadores na realização de suas atividades e fazendo parte deles, as métricas de performance, como por exemplo:
1) O Quadro de Capacidades (Produção)
É um formulário que contém as características de cada Processo de Produção (Preparação, Corte, Separação e Montagem, Manufatura, Pintura, Acabamento, Logística, Estoque etc), que é preenchido dentro de uma Célula ou área de Trabalho. Essas capacidades podem ser o Tempo em cada processo, o Tempo para troca de Ferramental, os Tempos de Abastecimento, o Tipo de Máquina, a quantidade de Estoque Físico ou Material em Processo, etc.
2) A Tabela de Combinação (Produção)
Demonstra a sequência em que o trabalho está sendo feito e o tempo que cada Operação está levando para ser realizada. Ela oferece detalhes e métricas de controle sobre o que está sendo produzido e também o Padrão a ser atingido pelos Operadores em suas áreas.
3 ) O Diagrama de Trabalho (Produção)
Demonstra a célula contendo a movimentação do Operador, a localização do material a ser utilizado e o layout do processo como um todo. Esse diagrama deve ficar exposto na estação de trabalho dos Operadores e deve ser “vivo”, ou seja, poderá ter ajustes e alterações de forma que apresente com fidelidade o que está sendo feito naquele local, sendo que os Operadores são treinados e orientados no próprio local de trabalho, alguns realizando o Padrão e outros observando para aprender, repetir e aplicar.
Um dos objetivos do Trabalho Padronizado é a obtenção de alta produtividade, através do trabalho dedicado, como por exemplo na Cultura Oriental, onde o trabalho dedicado não significa forçar os Operários a trabalharem duro, mas sim a trabalharem eficientemente sem qualquer movimento perdido. Registra-se a sequência padronizada das operações a serem executadas por cada Operário na “Folha de Operações-Padrão”, facilitando assim a controlar os objetivos e suas variáveis, necessitando desta forma de Disciplina Padrão.
4) O Quadro de KPI's (Gestão)Este é o quadro conhecido como "Gestão a Vista" e que contém as métricas de monitoramento de Performance das áreas e concomitantemente da Empresa em seu Sistema de Gestão. Para que estas métricas sejam atingidas em seus resultados "Padrão" é necessário que se tenha Procedimentos de Trabalho Descritos, Documentados e Controlados, de forma que todos os trabalhadores entendam o trabalho e que qualquer sistema, esteja detalhado para sua Execução, seja Financeiro, de RH, Logistica, Qualidade, Segurança, Vendas, Engenharia, Desenvolvimento de Produtos etc. Naturalmente são preservadas as informações Confidenciais da Empresa.
O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO "DOJO"
É aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de Movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado da Arte Marcial Karate-do, sendo elas :
1. RESPEITO: Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus ensinamentos e orientações.
2. AQUECIMENTO: É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa, ou seja, praticar os movimentos do Karatê acostumando-se o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado da Arte Marcial.
3. KIHON: São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas: Socos (tsukis), Chutes (keris) e defesas (ukes) em posições especificas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso Goju Ryu “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Nekoachi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica Defesa Pessoal. O KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e deve ser praticado em cada Treinamento e com Disciplina Padrão.
4.
KATAS:
São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle e Segurança e velocidades adequadas.
5. YAKUSOKU E RENSOKU KUMITE: São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Carateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai).
6.
KAKOMI KUMITE:
É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços e pernas.
Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, para se evitar a Violência ou Excessos, assim como Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele.
Deve-se seguir sempre as seguinte regras:
1) Respeito Mútuo
2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido"
3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade,
4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente.
A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos; isto leva a Excelência para uma Vida Melhor!
Como podemos perceber, o Trabalho Padronizado tem sua aplicação, em Fábricas, Atividades Comerciais, de Gestão ou qualquer
tipo de Negócio e atividade, de entretenimento inclusive; garantindo-se assim a Qualidade requerida. Aqui, tivemos um contexto básico entre um Trabalho Padronizado com Objetivo Empresarial, mas também um
Trabalho Padronizado no Aprendizado de uma Arte Marcial, ambos com o objetivo da Execução Correta e busca da Melhoria contínua e aprimoramento.
Percebemos que a Rotina Padrão e a Disciplina estão presentes, sendo que devemos aplicá-las na nossa rotina (em Casa ou no Trabalho), exercitando-se os conceitos do Trabalho Padronizado sempre na busca do Aprimoramento de tudo o que fazemos!
Quer saber e aplicar a Metodologia “Dojo” no seu Trabalho Padronizado, Contate-nos !




