Relações Humanas e o SÍNDICO

Osorio de Morais • 1 de dezembro de 2024

Gestão Humana, Ética e Democrática

Relações entre Pessoas nem sempre são fáceis, pois contém opiniões que que podem não estar consenso pelos interesses pessoais dentre outros fatores que acabam influenciando para uma convivência não  harmoniosa.  A situação se torna ainda mais difícil quando envolve hierarquia, em que pessoas devem se subordinar a um Gestor não preparado para exercer seu Cargo e Responsabilidades.


Em Condomínios, as Relações Humanas estão longe de ser um “Mar de Rosas” e em muitos casos, o relacionamento entre funcionários e moradores acaba atrapalhando a Qualidade de Vida e o bom convívio dentro do Ambiente Condominal.


É preciso entender que um Condomínio é uma grande Organização Social e Humana, exigindo que regras sejam estabelecidas e cumpridas, para que haja um bom relacionamento respeitoso com entendimento claro sobre Papeis e Responsabilidades, bem como Atribuições, Direitos e Deveres.


Canal de Comunicação e Acessibilidade


O Síndico tem papel fundamental em manter um bom Canal de Relacionamento entre Condôminos e Moradores, geralmente as Administradoras mantém um espaço em seus Websites para esta comunicação.  O Sindico deve através da Legislação e Regulamento Interno (RI), a seguir as regras, para que estas sejam respeitadas e cumpridas, tanto por funcionários quanto pelos Condôminos.


É função do Síndico estabelecer um relacionamento e atitude Comportamental de Excelência para o Bom Clima Condominial, como por exemplo, no caso de queixa, o Síndico deve ser o primeiro a ser notificado e assim poder tomar as providências cabíveis e imediatas em relação a todos os envolvidos.


O mais comum em Condomínios é ao mínimo se ter um Livro de ocorrências, para sugestões, reclamações e pontos de atenção inerentes a Gestão do Condomínio e seus Condôminos.  É importante considerar que as reclamações de moradores não sejam feitas diretamente aos funcionários, uma vez que pode implicar em situações de Assédio Moral ou mesmo chegar a uma ação na Justiça, podendo penalizar o Condomínio, se este for condenado.


Relações Humanas e Liderança


Em sendo o Síndico a pessoa é responsável por manter um ambiente com um bom relacionamento, cabe a ela delegar tarefas aos funcionários e a conscientizar os moradores de que estes são Empregados prestadores de serviços para o condomínio, desautorizando qualquer tipo de pedido de prestação de serviço, que venha a beneficiar domicílios em particular.  O mesmo ocorre no tratamento com os funcionários, ou seja, um colaborador é prestador de serviços para o condomínio e não para o Síndico.


Síndico, Condôminos e Colaboradores precisam manter uma relação saudável, uma vez que o bom relacionamento, influencia no andamento da rotina condominial, assim como, estimula os moradores a valorizar o patrimônio e a respeitar as regulamentações e hierarquia dentro do ambiente de moradia, preservando principalmente sua Segurança e de sua família.


Manter as Obrigações Trabalhistas em dia


Para quem trabalha dentro de Condomínios, manter uma boa convivência com moradores e colaboradores, é uma das motivações para realizar as atividades de forma eficiente dentro do ambiente de trabalho e a manter também, um convívio agradável com todos, contudo, quando as obrigações tributárias e trabalhistas não são cumpridas, o funcionário se sente desmotivado, desvalorizado e passa a não desempenhar suas funções como deveria.


Neste caso, cabe ao Síndico manter em dia todas as Obrigações Trabalhistas pelas quais o Condomínio é responsável. Muito além de cumprir a Lei, Síndico e Condôminos não poderão cobrar comprometimento e dedicação dos funcionários, se o próprio Condomínio não mantém as responsabilidades trabalhistas em dia.


O Síndico, dentro de suas atribuições e limites, deverá reforçar o papel e a importância dos funcionários na excelência do Condomínio, bem como o respeito que deve haver em relação a moradores e colaboradores.


Gestão Ética e Transparente


Embora o Síndico seja o Responsável Legal pelo Condomínio, é fundamental que suas Ações, Decisões e Administração (Financeira principalmente), sejam transparentes, submetidas a apreciação do Conselho do Condomínio e também seguir as decisões estabelecidas em Assembleias dos Proprietários, evitando desta forma, dúvidas nas Ações Operacionais, no Planejamento e Orçamentos e na Gestão Condominal a qual muitos Condomínios ainda necessitam se aprimorar e se Profissionalizar. 


Se  você necessita de Gestão Ética e Profissional em seu Condomínio, não este em nos contatar ! 

Por Osorio de Morais 1 de agosto de 2025
Os Tipos de Contrato de Trabalho
Por Osorio de Morais 1 de junho de 2025
Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações. Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa. Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização. Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização. O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes. Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos. Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos. Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental. As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial. Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.
Por Osorio de Morais 28 de julho de 2024
O TRABALHO PADRONIZADO NA EMPRESA É demonstrado nos Procedimentos específicos realizados pelos trabalhadores no seu Processo de Produção baseados no Tempo e S equência de Trabalho, realização Padrão (no caso de Manufatura) e na rotina de conferência ou execução de um processo de TI, de Qualidade, Finanças, de RH, Logística, Vendas e Sistema de Gestão de Performance (no caso de Administração), os quais devem ser acompanhados e alimentados diariamente. O Trabalho Padronizado é o resultado da Melhoria Contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa. Para ser ter a Cultura de Trabalho Padronizado, é necessário ter Procedimentos descritos e documentados que exemplifiquem e orientem os Trabalhadores na realização de suas atividades e fazendo parte deles, as métricas de performance, como por exemplo: 1) O Quadro de Capacidades (Produção) É um formulário que contém as características de cada Processo de Produção (Preparação, Corte, Separação e Montagem, Manufatura, Pintura, Acabamento, Logística, Estoque etc), que é preenchido dentro de uma Célula ou área de Trabalho. Essas capacidades podem ser o Tempo em cada processo, o Tempo para troca de Ferramental, os Tempos de Abastecimento, o Tipo de Máquina, a quantidade de Estoque Físico ou Material em Processo, etc. 2) A Tabela de Combinação (Produção) Demonstra a sequência em que o trabalho está sendo feito e o tempo que cada Operação está levando para ser realizada. Ela oferece detalhes e métricas de controle sobre o que está sendo produzido e também o Padrão a ser atingido pelos Operadores em suas áreas. 3 ) O Diagrama de Trabalho (Produção) Demonstra a célula contendo a movimentação do Operador, a localização do material a ser utilizado e o layout do processo como um todo. Esse diagrama deve ficar exposto na estação de trabalho dos Operadores e deve ser “vivo”, ou seja, poderá ter ajustes e alterações de forma que apresente com fidelidade o que está sendo feito naquele local, sendo que os Operadores são treinados e orientados no próprio local de trabalho, alguns realizando o Padrão e outros observando para aprender, repetir e aplicar. Um dos objetivos do Trabalho Padronizado é a obtenção de alta produtividade, através do trabalho dedicado, como por exemplo na Cultura Oriental, onde o trabalho dedicado não significa forçar os Operários a trabalharem duro, mas sim a trabalharem eficientemente sem qualquer movimento perdido . Registra-se a sequência padronizada das operações a serem executadas por cada Operário na “Folha de Operações-Padrão”, facilitando assim a controlar os objetivos e suas variáveis, necessitando desta forma de Disciplina Padrão. 4) O Quadro de KPI's (Gestão) Este é o quadro conhecido como "Gestão a Vista" e que contém as métricas de monitoramento de Performance das áreas e concomitantemente da Empresa em seu Sistema de Gestão. Para que estas métricas sejam atingidas em seus resultados "Padrão" é necessário que se tenha Procedimentos de Trabalho Descritos, Documentados e Controlados, de forma que todos os trabalhadores entendam o trabalho e que qualquer sistema, esteja detalhado para sua Execução, seja Financeiro, de RH, Logistica, Qualidade, Segurança, Vendas, Engenharia, Desenvolvimento de Produtos etc. Naturalmente são preservadas as informações Confidenciais da Empresa. O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO "DOJO" É aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de Movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado da Arte Marcial Karate-do, sendo elas : 1. RESPEITO : Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus ensinamentos e orientações. 2. AQUECIMENTO : É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa, ou seja, praticar os movimentos do Karatê acostumando-se o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado da Arte Marcial. 3. KIHON : São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas: Socos (tsukis), Chutes (keris) e defesas (ukes) em posições especificas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso Goju Ryu “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Nekoachi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica Defesa Pessoal. O KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e deve ser praticado em cada Treinamento e com Disciplina Padrão. 4. KATAS : São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle e Segurança e velocidades adequadas. 5. YAKUSOKU E RENSOKU KUMITE : São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Carateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai). 6 . KAKOMI KUMITE : É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços e pernas. Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, para se evitar a Violência ou Excessos, assim como Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele. Deve-se seguir sempre as seguinte regras: 1) Respeito Mútuo 2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido" 3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade, 4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente. A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos; isto leva a Excelência para uma Vida Melhor! Como podemos perceber, o Trabalho Padronizado tem sua aplicação, em Fábricas, Atividades Comerciais, de Gestão ou qualquer tipo de Negócio e atividade, de entretenimento inclusive; garantindo-se assim a Qualidade requerida. Aqui, tivemos um contexto básico entre um Trabalho Padronizado com Objetivo Empresarial, mas também um Trabalho Padronizado no Aprendizado de uma Arte Marcial, ambos com o objetivo da Execução Correta e busca da Melhoria contínua e aprimoramento. Percebemos que a Rotina Padrão e a Disciplina estão presentes, sendo que devemos aplicá-las na nossa rotina (em Casa ou no Trabalho), exercitando-se os conceitos do Trabalho Padronizado sempre na busca do Aprimoramento de tudo o que fazemos! Quer saber e aplicar a Metodologia “Dojo” no seu Trabalho Padronizado, Contate-nos !
Por Osorio de Morais 1 de agosto de 2025
Os Tipos de Contrato de Trabalho
Por Osorio de Morais 1 de junho de 2025
Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações. Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa. Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização. Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização. O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes. Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos. Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos. Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental. As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial. Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.
Por Osorio de Morais 28 de julho de 2024
O TRABALHO PADRONIZADO NA EMPRESA É demonstrado nos Procedimentos específicos realizados pelos trabalhadores no seu Processo de Produção baseados no Tempo e S equência de Trabalho, realização Padrão (no caso de Manufatura) e na rotina de conferência ou execução de um processo de TI, de Qualidade, Finanças, de RH, Logística, Vendas e Sistema de Gestão de Performance (no caso de Administração), os quais devem ser acompanhados e alimentados diariamente. O Trabalho Padronizado é o resultado da Melhoria Contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa. Para ser ter a Cultura de Trabalho Padronizado, é necessário ter Procedimentos descritos e documentados que exemplifiquem e orientem os Trabalhadores na realização de suas atividades e fazendo parte deles, as métricas de performance, como por exemplo: 1) O Quadro de Capacidades (Produção) É um formulário que contém as características de cada Processo de Produção (Preparação, Corte, Separação e Montagem, Manufatura, Pintura, Acabamento, Logística, Estoque etc), que é preenchido dentro de uma Célula ou área de Trabalho. Essas capacidades podem ser o Tempo em cada processo, o Tempo para troca de Ferramental, os Tempos de Abastecimento, o Tipo de Máquina, a quantidade de Estoque Físico ou Material em Processo, etc. 2) A Tabela de Combinação (Produção) Demonstra a sequência em que o trabalho está sendo feito e o tempo que cada Operação está levando para ser realizada. Ela oferece detalhes e métricas de controle sobre o que está sendo produzido e também o Padrão a ser atingido pelos Operadores em suas áreas. 3 ) O Diagrama de Trabalho (Produção) Demonstra a célula contendo a movimentação do Operador, a localização do material a ser utilizado e o layout do processo como um todo. Esse diagrama deve ficar exposto na estação de trabalho dos Operadores e deve ser “vivo”, ou seja, poderá ter ajustes e alterações de forma que apresente com fidelidade o que está sendo feito naquele local, sendo que os Operadores são treinados e orientados no próprio local de trabalho, alguns realizando o Padrão e outros observando para aprender, repetir e aplicar. Um dos objetivos do Trabalho Padronizado é a obtenção de alta produtividade, através do trabalho dedicado, como por exemplo na Cultura Oriental, onde o trabalho dedicado não significa forçar os Operários a trabalharem duro, mas sim a trabalharem eficientemente sem qualquer movimento perdido . Registra-se a sequência padronizada das operações a serem executadas por cada Operário na “Folha de Operações-Padrão”, facilitando assim a controlar os objetivos e suas variáveis, necessitando desta forma de Disciplina Padrão. 4) O Quadro de KPI's (Gestão) Este é o quadro conhecido como "Gestão a Vista" e que contém as métricas de monitoramento de Performance das áreas e concomitantemente da Empresa em seu Sistema de Gestão. Para que estas métricas sejam atingidas em seus resultados "Padrão" é necessário que se tenha Procedimentos de Trabalho Descritos, Documentados e Controlados, de forma que todos os trabalhadores entendam o trabalho e que qualquer sistema, esteja detalhado para sua Execução, seja Financeiro, de RH, Logistica, Qualidade, Segurança, Vendas, Engenharia, Desenvolvimento de Produtos etc. Naturalmente são preservadas as informações Confidenciais da Empresa. O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO "DOJO" É aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de Movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado da Arte Marcial Karate-do, sendo elas : 1. RESPEITO : Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus ensinamentos e orientações. 2. AQUECIMENTO : É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa, ou seja, praticar os movimentos do Karatê acostumando-se o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado da Arte Marcial. 3. KIHON : São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas: Socos (tsukis), Chutes (keris) e defesas (ukes) em posições especificas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso Goju Ryu “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Nekoachi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica Defesa Pessoal. O KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e deve ser praticado em cada Treinamento e com Disciplina Padrão. 4. KATAS : São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle e Segurança e velocidades adequadas. 5. YAKUSOKU E RENSOKU KUMITE : São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Carateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai). 6 . KAKOMI KUMITE : É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços e pernas. Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, para se evitar a Violência ou Excessos, assim como Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele. Deve-se seguir sempre as seguinte regras: 1) Respeito Mútuo 2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido" 3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade, 4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente. A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos; isto leva a Excelência para uma Vida Melhor! Como podemos perceber, o Trabalho Padronizado tem sua aplicação, em Fábricas, Atividades Comerciais, de Gestão ou qualquer tipo de Negócio e atividade, de entretenimento inclusive; garantindo-se assim a Qualidade requerida. Aqui, tivemos um contexto básico entre um Trabalho Padronizado com Objetivo Empresarial, mas também um Trabalho Padronizado no Aprendizado de uma Arte Marcial, ambos com o objetivo da Execução Correta e busca da Melhoria contínua e aprimoramento. Percebemos que a Rotina Padrão e a Disciplina estão presentes, sendo que devemos aplicá-las na nossa rotina (em Casa ou no Trabalho), exercitando-se os conceitos do Trabalho Padronizado sempre na busca do Aprimoramento de tudo o que fazemos! Quer saber e aplicar a Metodologia “Dojo” no seu Trabalho Padronizado, Contate-nos !
Por Osorio de Morais 24 de junho de 2024
A habilidade de Negociação é essencial para se alcançar objetivos pessoais e profissionais. Ela faz parte da realidade humana e está naturalmente presente em nossas vidas. Negociamos para resolver diferenças ou para chegar a Acordos e soluções, tanto em casa quanto no trabalho. Para que haja Negociação, é preciso que duas pessoas apresentem seus pontos de vista e encontrem um denominador comum que satisfaça ambas as partes, em um processo decisório e compartilhado. Ao contrário do que dita o senso comum, negociar não é sinônimo de buscar vantagens, mas de solucionar conflitos e obter desfechos satisfatórios para as disputas e interesses de cada parte. Ainda assim, aqueles que não se posicionam adequadamente em um processo negocial, podem perder oportunidades, dinheiro e experiências positivas. Afinal, a vida se resume a uma sucessão de negociações, desde a escolha do filme para assistir no cinema até o fechamento de uma grande parceria entre empresas ou profissionais. O Processo Negocial O conceito de negociação básico, consiste no processo de troca em que duas ou mais partes procuram chegar a um acordo satisfatório, logo, a Negociação passa por um Processo de Comunicação , que normalmente se inicia da necessidade de alinhamento de interesses conflituosos e suas resoluções. Para lidarmos com diferenças entre Culturas, Valores e Métodos, é preciso investir tempo e esforços nas Estratégias de Negociação; se antes imperava a ideia de hierarquia e autoritarismo, hoje a Negociação é primordial no mundo globalizado, digitalizado e acessível por meio de Aplicativos e Ferramentas áudio-visuais de interação, como também de votação e escolha (mesmo que digital). Independentemente da era digital e interativa, um dos Pontos importantes é que a Negociação requer relacionamento entre pessoas (e não por IA-Inteligência Artificial), ou seja, ambos os lados devem ter a chance de Influenciar, Persuadir e Convencer os outros a modificar suas ideias, no entanto, quando as posições já estão definidas como opostas, não há chances de conversação, Diálogo ou qualquer tipo de Negociação. É por isso que a maioria das negociações tem que ter Objetivos similares, apesar das divergências de interesses e visões. É o exemplo comum de Negócios entre vendedor e comprador; um quer vender e o outro quer comprar, logo, ambos convergem para seu Objetivo, mas divergem a respeito do valor justo do produto ou serviço, ou das condições estabelecidas, e para resolução enfatizamos abaixo, o conceito de negociação em alguns princípios básicos : Negociar é um processo de comunicação com uma sequência lógica de etapas. Não existe negociação isolada, somente no relacionamento entre as partes. O acordo sempre deve ser obtido com consentimento mútuo entre as partes. Dominação e Manipulação devem ser evitadas, pois são nocivas ao processo. Lembre-se: Negociação não é IA (inteligência artficial), pois necessita-se de Pessoas e não interação com Robôs Ambos devem terminar a negociação conscientes de que foram ouvidos e satisfeitos. Diferenças culturais, Conflitos, Emoções, Antagonismos, são normais e esperados ao se negociar. Toda negociação busca alcançar objetivos que satisfaçam sempre os envolvidos. A negociação é chamada de Arte pois, envolve habilidades e sensibilidades pessoais e devemos atentar as dicas abaixo no intuito de uma atuação eficaz: Procure sempre iniciar e estar no controle da Negociação, Formalize a Negociação por escrito, Utilize a técnica do "Rapport", criando interação e proximidade com as partes, Mantenha-se frio, equilibre razão, emoção, entusiasmo, irritação e ansiedade, Jogue limpo na negociação, não prometa o que não pode cumprir, Utilize a técnica PICO na preparação da negociação (Pessoas, Interesses, Critérios e Opções) Faça uma Análise do Campo e Cenário da Negociação (Swot Analysis x Tempo, Informação e Poder). Determine o BATNA (Best Alernative to Negotiated Agreement) e a ZOPA (Zona Possível de Acordo). Treine sua Capacidade de Persuasão, Argumentação, Comunicação, Controle Emocional e Convencimentos. Em tempos de mudanças, adaptações e principalmente neste momento em que o Mundo Vive uma realidade Virtual (IA) pós-Pandemias, haverá sempre mudanças impactantes no “Status Quo” das empresas e suas formas de Negociar, principalmente no Campo da Relações Sindicais e Relações Humanas. As Ferramentas Digitais têm que mostrar sua Objetividade e Engajamento , para votações em Massa, logo, há que ser Criativo e também, há que se pensar no processo interativo, informativo, de escolhas, de votação e apuração, principalmente nos acessos de todos os pontos que os Trabalhadores estarão envolvidos no processo negocial , esta ndo informados e esclarecidos sobre as propostas e condições ofertadas. A Comunicação é fundamental e necessita planejamento, logo, a Liderança e o envolvimento do Management tem que estar em linha para um Time Engajado e Comprometido . Na era da Industria 4.0 e Digitalização, IA e Pandemias, deve-se considerar e dar opções para que as pessoas (e não Robôs), tenham condições de exercer suas escolhas , sem riscos ou perigos a Saúde e sem Exposição a Riscos de Ambientes Insalubres. Lembre-se Pessoas Interagem, Pensam e se Comunicam; Robôs Executam o que as Pessoas os Programam! Se você necessita de Suporte em Relacionamento e Negociação Sindical, Relações Humanas e Trabalhistas, não hesite em nos contatar !
Por Osorio de Morais 10 de abril de 2024
Os indicadores de RH são essenciais para uma empresa e precisam ser mensurados e acompanhados corretamente pelos profissionais de RH e Gestores da Empresa, para o monitoramento de performance e resultados de seus negócios, no caso através dos KPI's (Key Perfomance Indicators). Utilizados para identificar a realidade da performance em áreas específicas, os KPI’s permitem avaliar e definir as proximas etapas com segurança, projetando-se ações e identificando-se obstáculos, ameaças e tendências para o futuro, no entanto, os KPI’s não mostram as causas dos problemas, eles evidenciam os fatos que devem ser avaliados e diagnosticados para a melhoria de performance, pois são determinantes na tomada de decisões, fazendo parte da rotina de trabalho de toda organização. A escolha dos KPI's de RH depende de uma visão ampla e sistêmica das empresas. As variáveis externas também precisam ser consideradas, como a situação do mercado, os impactos em tempos de crise, concorrentes, novas tecnologias e mudanças no comportamento e nas prioridades dos profissionais, principalmente os desafios a serem alcançados. A primeira etapa para se implementar KPI's de RH está na definição dos objetivos e metas da empresa, sendo que é muito importante os KPI’s estarem alinhados com os objetivos de Recursos Humanos pela Governança Corporativa. Dentre os principais KPI’s de RH, destacamos os Riscos Trabalhistas, os Acidentes de Trabalho, a Jornada e Horários Alternativos, os indicadores de Folha de Pagamento como Salários e Encargos, as Horas Trabalhadas e as Horas Extras, os indicadores de Gestão e Engajamento como Treinamento e Desenvolvimento, assim como o Absenteísmo (faltas e atrasos). As Contratações e os Desligamentos devem também ser monitoradas, já que podem impactar negativamente no Turnover (rotatividade de pessoal), pois requerem controle assíduo de suas causas na perda ou evolução do conhecimento (know-how) e impactam diretamente nas Operações da Empresa. Deve-se fazer acompanhamento semanal dos KPI´s para não ocorrer surpresas durante o mês. Também devem ser medidos o Controle de Despesas diretas e indiretas com a Força de Trabalho, com por exemplo os Salários e Encargos, a Remuneração total, a Qualidade e Motivação em que o Plano de Benefícios gera para as Equipes e dentro da Lei, quais as alternativas de Economia para a Empresa, que ao mesmo tempo satisfaz as as expectivativas e necessidades dos Trabalhadores. A Saúde Ocupacional deve igualmente ser acompanhada pela área de Segurança e Meio Ambiente, pois é através dela que podemos controlar os riscos à Saúde em que as “Pandemias” expõem os trabalhadores e principalmente, a mitigação destes riscos, mantendo-se desta forma uma Operação controlada em sua força de trabalho, isto inclui também a exposição a Periculosidade, Insalubridade e Segurança patrimonial. Toda empresa deve ter atenção aos seus KPI´s de RH que são voltados ao Controle da Operação, a Motivação e o Engajamento, principalmente na proteção de seus Colaboradores. Se sua empresa necessita de suporte na Gestão de KPI´s de RH, não hesite em nos contatar ! http://www.ojmrh.com.br
Por Osorio de Morais 1 de março de 2024
Coaching e Orientação Profissional
Por Osorio de Morais 5 de dezembro de 2022
No âmbito institucional, "Compliance" é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. O termo “Compliance ” significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido que está em conformidade com os regulamentos da empresa e a legislação aplicável as suas atividades. A área de Compliance é um componente organizacional, responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, nas funções exercidas, dentro e fora da empresa (monitoramento de atividades operacionais, prevenção de conflitos de interesses, relacionamentos comerciais, institucionais e governamentais). Devido ao número crescente de regulamentações, os Programas de "Compliance" de uma instituição ou empresa, podem abranger inúmeros temas, sempre com o objetivo de zelar pelo cumprimento das normas derivadas de diversas áreas dentre as atividades de Negócios e suas nuances. Atuando como uma Política Interna da Empresa, é improvável que a área de “Compliance” seja um componente popular internamente, no entanto, é o departamento com maior importância na manutenção da integridade e reputação da empresa, assim como é área que deve e tem poder de paralisar uma operação de negócio, q ue não esteja em conformidade ao Contrato Social da Empresa e suas Operações, bem com as Leis Estaduais, municipais e Federais em qualquer esfera jurídica. Uma boa prática para se conduzir a empresa em conformidade as boas práticas legais de Gestão, é ter uma Governança Corporativa atuante e com seus Comitês de Gestão e Controle, e da mesma Forma se manter Auditorias Periódicas de Compliance durante a Gestão Fiscal anual, fazendo que cada Gestor e equipes, tenham controle de suas ações, no sentido de não infringir qualquer requisito legal, ou causar exposição indevida da empresa. Nos últimos anos os investimentos e atuações na área de “Compliance” aumentaram nas empresas, sendo que estas, estão cada vez mais engajadas em manter Treinamento e Educação, na forma correta de Gestão de Negócios, com transparência a seus Clientes, Fornecedores, Orgãos Governamentais e principalmente aos Acionistas, quanto ao correto funcionamento das Operações, pois o não cumprimento das Leis e regulamentos, causa riscos elevados, exposição negativa da Imagem da Empresa, autuação por Multas Pesadas, dentre outras Sanções Legais, que podem levar também a intervenção e/ou paralização das Operações, com perda irreparável de reputação da Empresa e seu Corpo Diretivo. Se sua empresa necessita de suporte na atuação de Relações Institucionais e de Gestão de Compliance, não hesite em nos contatar !
Por Osorio de Morais 15 de novembro de 2022
Os Riscos na Relação Capital e Trabalho
Por Osorio de Morais 6 de setembro de 2022
Sem Senioridade não há Expertise e nem Equipes Sustentáveis.
Por Osorio de Morais 24 de agosto de 2022
Um plano de cargos deve ser elaborado e administrado de acordo com os conhecimentos exigidos de cada função, suas atividades, complexidades, forma de execução das tarefas e principalmente resultados esperados pelos profissionais ocupantes dos cargos e o consequente impacto nos resultados da empresa e suas operações. Para uma comparação justa na elaboração de um plano de cargos e sua classificação, é fundamental se elaborar para cada função a “Descrição de Cargos”, dimensionando-se ao máximo possível e de forma clara, os pré-requisitos de cada função como por exemplo: Know-How, Tempo de Experiência, Formação, Especialização, Habilidades e Competências (técnicas e comportamentais), exigidas de seus ocupantes e o consequente impacto nas operações da Organização. Da mesma forma, deve-se dimensionar sobre como as atividades dos cargos desafiam seus ocupantes em suas complexidades em conformidade aos Processos Operacionais, Desenvolvimento e Solução de Problemas em que o ocupante do cargo atua, se posicionando mediante seu conhecimento (Know-how) e dando respostas as complexidades a qual ele é exposto e desafiado. Adicionalmente soma-se a esta avaliação o grau de impacto em que as decisões dos ocupantes de cada cargo, causam diretamente nos resultados da empresa, seja por Budget, Processos, Inovação e Desenvolvimento, Qualidade, Vendas, Relacionamento Comercial ou nas atividades de Suporte a Gestão. A partir do detalhamento das “Descrições de Cargos” é que se tem uma base de conhecimento intelectual das funções das áreas da empresa, podendo então se estabelecer um Hierarquia de Funções, mais conhecida como Classificação de Cargos e consequentemente se estabelecer faixas salariais a cada função. Para se manter faixas salariais adequadas as capacidades e conhecimentos de seus profissionais é fundamental uma Pesquisa Salarial, que deve estar alinhada com os padrões de empresas que tenham situação parecidas em seus negócios, produtos, ramo de atividade, região geográfica, operações, participação de mercado e forma de gestão, se estabelecendo desta forma uma Política Salarial que traga sustentação ao equilíbrio interno e externo dos Salários da empresa. Uma Política Salarial adequada leva em conta o desempenho econômico-financeiro da empresa, suas perspectivas de desenvolvimento e principalmente deve ser estabelecida de forma a atrair e reter talentos, sendo que suas ações, tem que previstas no Orçamento Anual (Budget) para dar sustentabilidade a Gestão de Pessoas na Organização. Se sua empresa necessita de suporte na implantação de um Plano de Cargos e Administração Salarial, não hesite em nos contatar! https://www.ojmrh.com.br/contact
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