Relações Humanas e o SÍNDICO
Gestão Humana, Ética e Democrática
Relações entre Pessoas nem sempre são fáceis, pois contém opiniões que que podem não estar consenso pelos interesses pessoais dentre outros fatores que acabam influenciando para uma convivência não harmoniosa. A situação se torna ainda mais difícil quando envolve hierarquia, em que pessoas devem se subordinar a um Gestor não preparado para exercer seu Cargo e Responsabilidades.
Em Condomínios, as Relações Humanas estão longe de ser um “Mar de Rosas” e em muitos casos, o relacionamento entre funcionários e moradores acaba atrapalhando a Qualidade de Vida e o bom convívio dentro do Ambiente Condominal.
É preciso entender que um Condomínio é uma grande Organização Social e Humana, exigindo que regras sejam estabelecidas e cumpridas, para que haja um bom relacionamento respeitoso com entendimento claro sobre Papeis e Responsabilidades, bem como Atribuições, Direitos e Deveres.
Canal de Comunicação e Acessibilidade
O Síndico tem papel fundamental em manter um bom Canal de Relacionamento entre Condôminos e Moradores, geralmente as Administradoras mantém um espaço em seus Websites para esta comunicação. O Sindico deve através da Legislação e Regulamento Interno (RI), a seguir as regras, para que estas sejam respeitadas e cumpridas, tanto por funcionários quanto pelos Condôminos.
É função do Síndico estabelecer um relacionamento e atitude Comportamental de Excelência para o Bom Clima Condominial, como por exemplo, no caso de queixa, o Síndico deve ser o primeiro a ser notificado e assim poder tomar as providências cabíveis e imediatas em relação a todos os envolvidos.
O mais comum em Condomínios é ao mínimo se ter um Livro de ocorrências, para sugestões, reclamações e pontos de atenção inerentes a Gestão do Condomínio e seus Condôminos. É importante considerar que as reclamações de moradores não sejam feitas diretamente aos funcionários, uma vez que pode implicar em situações de Assédio Moral ou mesmo chegar a uma ação na Justiça, podendo penalizar o Condomínio, se este for condenado.
Relações Humanas e Liderança
Em sendo o Síndico a pessoa é responsável por manter um ambiente com um bom relacionamento, cabe a ela delegar tarefas aos funcionários e a conscientizar os moradores de que estes são Empregados prestadores de serviços para o condomínio, desautorizando qualquer tipo de pedido de prestação de serviço, que venha a beneficiar domicílios em particular. O mesmo ocorre no tratamento com os funcionários, ou seja, um colaborador é prestador de serviços para o condomínio e não para o Síndico.
Síndico, Condôminos e Colaboradores precisam manter uma relação saudável, uma vez que o bom relacionamento, influencia no andamento da rotina condominial, assim como, estimula os moradores a valorizar o patrimônio e a respeitar as regulamentações e hierarquia dentro do ambiente de moradia, preservando principalmente sua Segurança e de sua família.
Manter as Obrigações Trabalhistas em dia
Para quem trabalha dentro de Condomínios, manter uma boa convivência com moradores e colaboradores, é uma das motivações para realizar as atividades de forma eficiente dentro do ambiente de trabalho e a manter também, um convívio agradável com todos, contudo, quando as obrigações tributárias e trabalhistas não são cumpridas, o funcionário se sente desmotivado, desvalorizado e passa a não desempenhar suas funções como deveria.
Neste caso, cabe ao Síndico manter em dia todas as Obrigações Trabalhistas pelas quais o Condomínio é responsável. Muito além de cumprir a Lei, Síndico e Condôminos não poderão cobrar comprometimento e dedicação dos funcionários, se o próprio Condomínio não mantém as responsabilidades trabalhistas em dia.
O Síndico, dentro de suas atribuições e limites, deverá reforçar o papel e a importância dos funcionários na excelência do Condomínio, bem como o respeito que deve haver em relação a moradores e colaboradores.
Gestão Ética e Transparente
Embora o Síndico seja o Responsável Legal pelo Condomínio, é fundamental que suas Ações, Decisões e Administração (Financeira principalmente), sejam transparentes, submetidas a apreciação do Conselho do Condomínio e também seguir as decisões estabelecidas em Assembleias dos Proprietários, evitando desta forma, dúvidas nas Ações Operacionais, no Planejamento e Orçamentos e na Gestão Condominal a qual muitos Condomínios ainda necessitam se aprimorar e se Profissionalizar.
Se você necessita de Gestão Ética e Profissional em seu Condomínio, não este em nos contatar !




