A habilidade de Negociação é essencial para se alcançar
objetivos pessoais e profissionais.
Ela faz parte da realidade humana e está naturalmente presente em nossas vidas. Negociamos para resolver diferenças ou para chegar a Acordos e soluções, tanto em casa quanto no trabalho.
Para que haja Negociação, é preciso que duas pessoas apresentem seus pontos de vista e encontrem um denominador comum que satisfaça ambas as partes, em um processo decisório e compartilhado. Ao contrário do que dita o senso comum, negociar não é sinônimo de buscar vantagens, mas de solucionar conflitos e obter desfechos satisfatórios para as disputas e interesses de cada parte.
Ainda assim, aqueles que não se posicionam adequadamente em um processo negocial, podem perder oportunidades, dinheiro e experiências positivas. Afinal, a vida se resume a uma sucessão de negociações, desde a escolha do filme para assistir no cinema até o fechamento de uma grande parceria entre empresas ou profissionais.
O Processo Negocial
O conceito de negociação básico, consiste no processo
de troca em que duas ou mais partes procuram chegar a um acordo satisfatório, logo, a Negociação passa por um Processo de Comunicação
, que normalmente se inicia
da necessidade de alinhamento de interesses conflituosos e suas resoluções.
Para lidarmos com diferenças entre Culturas, Valores e Métodos, é preciso investir tempo e esforços nas Estratégias de Negociação; se antes imperava a ideia de hierarquia e autoritarismo, hoje a Negociação é primordial no mundo globalizado, digitalizado e acessível por meio de Aplicativos e Ferramentas áudio-visuais de interação, como também de votação e escolha (mesmo que digital).
Independentemente da era digital e interativa, um dos Pontos
importantes é que a Negociação requer relacionamento entre pessoas (e não por IA-Inteligência Artificial),
ou seja,
ambos os lados devem ter a chance de Influenciar, Persuadir e Convencer os outros a modificar suas ideias, no entanto, quando as posições já estão
definidas como opostas, não há chances de conversação, Diálogo ou qualquer tipo de Negociação.
É por isso que a maioria das negociações tem que ter Objetivos similares, apesar das divergências de interesses e visões. É o exemplo comum de Negócios entre vendedor e comprador; um quer vender e o outro quer comprar, logo, ambos convergem para seu Objetivo, mas divergem a respeito do valor justo do produto ou serviço, ou das condições estabelecidas, e para resolução enfatizamos abaixo, o conceito de negociação em alguns princípios básicos :
A negociação é chamada de Arte pois, envolve habilidades e sensibilidades pessoais e devemos atentar as dicas abaixo no intuito de uma atuação eficaz:
Em tempos de mudanças, adaptações e principalmente neste momento em que o Mundo Vive uma realidade Virtual (IA) pós-Pandemias, haverá sempre mudanças impactantes no “Status Quo” das empresas e suas formas de Negociar, principalmente no Campo da Relações Sindicais e Relações Humanas.
As Ferramentas Digitais têm que mostrar sua Objetividade e Engajamento , para votações em Massa, logo, há que ser Criativo e também, há que se pensar no processo interativo, informativo, de escolhas, de votação e apuração, principalmente nos acessos de todos os pontos que os Trabalhadores estarão envolvidos no processo negocial, estando informados e esclarecidos sobre as propostas e condições ofertadas. A Comunicação é fundamental e necessita planejamento, logo, a Liderança e o envolvimento do Management tem que estar em linha para um Time Engajado e Comprometido.
Na era da Industria 4.0 e Digitalização, IA e Pandemias, deve-se considerar e dar opções para que as pessoas (e não Robôs), tenham condições de exercer suas escolhas, sem riscos ou perigos a Saúde e sem Exposição a Riscos de Ambientes Insalubres. Lembre-se Pessoas Interagem, Pensam e se Comunicam; Robôs Executam o que as Pessoas os Programam!
Se você necessita de Suporte em Relacionamento e Negociação Sindical, Relações Humanas e Trabalhistas, não hesite em nos contatar !