Relações Humanas e o PLANTÃO SOBRE-AVISO

Osorio de Morais • 15 de novembro de 2022

Os Riscos na Relação Capital e Trabalho

Plantão "sobre-aviso", é o nome dado ao período em que o empregado fica à disposição da Empresa e que não corresponde à sua jornada contratual diária de trabalho.  É um plantão em que  não há prestação de serviços necessariamente, mas apenas quando estes forem demandados e convocados.


Considera-se em "sobre-aviso"  o empregado que, à distância é submetido ao Controle Patronal por instrumentos telemáticos ou informatizados, permanecendo em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento a um chamado para o serviço durante o período de descanso, ou seja, após sua jornada de trabalho.


Essa situação se caracteriza nos casos em que o trabalhador já encerrou a sua jornada contratual normal e após, fica à disposição para responder a eventual chamado ou necessidade da empresa.  Cada escala de “sobre-aviso” será, no máximo, de vinte e quatro horas e as  horas de “sobre-aviso”, para todos os efeitos, serão contadas à razão de 1/3 (um terço) do salário normal, além do pagamento de Horas Extras, na forma da Convenção Coletiva e se o colaborador for convocado à realizar trabalho na Escala de "sobre aviso"


A legislação brasileira já se posicionou pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST),  em que o simples uso de qualquer instrumento de trabalho, telemático ou  informatizado (Notebooks, Desktops, Tablets ou Celulares) fornecidos pela empresa ao empregado, por si só, não caracteriza o regime de "sobreaviso", pois, deve-se ter uma Convocação em que o Colaborador concorde em atuar em regime de "sobre-aviso" e para tal, se necessita um Termo de Aditamento ao Contrato de Trabalho.


Se o controle de "horas de sobre-aviso" não ocorre, a Empresa está em risco trabalhista, por não pagar as Horas de plantão sobre-aviso, seus adicionais legais e ainda, contribui para o Stress e o impacto na Saúde Física e Mental de seus Colaboradores. 


Da mesma forma, vale ao Profissional envolvido informar seu Superior Imediato sobre os excessos de chamados e solicitações, durante o seu horário de descanso, após a sua Jornada Normal de Trabalho, e desta forma, dividindo a situação com a Gestão, para Intervenção e se evitar situações de “Stress” em sua Vida Profissional e Saúde.

   

Se sua empresa necessita de suporte na Gestão ou implementação de Relações Humanas e Esquemas e Regimes de Jornada de Trabalho, Contate-nos !


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Por Osorio de Morais 1 de agosto de 2025
Os Tipos de Contrato de Trabalho
Por Osorio de Morais 1 de junho de 2025
Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações. Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa. Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização. Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização. O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes. Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos. Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos. Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental. As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial. Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.
Por Osorio de Morais 1 de dezembro de 2024
Gestão Humana, Ética e Democrática
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Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações. Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa. Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização. Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização. O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes. Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos. Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos. Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental. As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial. Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.
Por Osorio de Morais 1 de dezembro de 2024
Gestão Humana, Ética e Democrática
Por Osorio de Morais 28 de julho de 2024
O TRABALHO PADRONIZADO NA EMPRESA É demonstrado nos Procedimentos específicos realizados pelos trabalhadores no seu Processo de Produção baseados no Tempo e S equência de Trabalho, realização Padrão (no caso de Manufatura) e na rotina de conferência ou execução de um processo de TI, de Qualidade, Finanças, de RH, Logística, Vendas e Sistema de Gestão de Performance (no caso de Administração), os quais devem ser acompanhados e alimentados diariamente. O Trabalho Padronizado é o resultado da Melhoria Contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa. Para ser ter a Cultura de Trabalho Padronizado, é necessário ter Procedimentos descritos e documentados que exemplifiquem e orientem os Trabalhadores na realização de suas atividades e fazendo parte deles, as métricas de performance, como por exemplo: 1) O Quadro de Capacidades (Produção) É um formulário que contém as características de cada Processo de Produção (Preparação, Corte, Separação e Montagem, Manufatura, Pintura, Acabamento, Logística, Estoque etc), que é preenchido dentro de uma Célula ou área de Trabalho. Essas capacidades podem ser o Tempo em cada processo, o Tempo para troca de Ferramental, os Tempos de Abastecimento, o Tipo de Máquina, a quantidade de Estoque Físico ou Material em Processo, etc. 2) A Tabela de Combinação (Produção) Demonstra a sequência em que o trabalho está sendo feito e o tempo que cada Operação está levando para ser realizada. Ela oferece detalhes e métricas de controle sobre o que está sendo produzido e também o Padrão a ser atingido pelos Operadores em suas áreas. 3 ) O Diagrama de Trabalho (Produção) Demonstra a célula contendo a movimentação do Operador, a localização do material a ser utilizado e o layout do processo como um todo. Esse diagrama deve ficar exposto na estação de trabalho dos Operadores e deve ser “vivo”, ou seja, poderá ter ajustes e alterações de forma que apresente com fidelidade o que está sendo feito naquele local, sendo que os Operadores são treinados e orientados no próprio local de trabalho, alguns realizando o Padrão e outros observando para aprender, repetir e aplicar. Um dos objetivos do Trabalho Padronizado é a obtenção de alta produtividade, através do trabalho dedicado, como por exemplo na Cultura Oriental, onde o trabalho dedicado não significa forçar os Operários a trabalharem duro, mas sim a trabalharem eficientemente sem qualquer movimento perdido . Registra-se a sequência padronizada das operações a serem executadas por cada Operário na “Folha de Operações-Padrão”, facilitando assim a controlar os objetivos e suas variáveis, necessitando desta forma de Disciplina Padrão. 4) O Quadro de KPI's (Gestão) Este é o quadro conhecido como "Gestão a Vista" e que contém as métricas de monitoramento de Performance das áreas e concomitantemente da Empresa em seu Sistema de Gestão. Para que estas métricas sejam atingidas em seus resultados "Padrão" é necessário que se tenha Procedimentos de Trabalho Descritos, Documentados e Controlados, de forma que todos os trabalhadores entendam o trabalho e que qualquer sistema, esteja detalhado para sua Execução, seja Financeiro, de RH, Logistica, Qualidade, Segurança, Vendas, Engenharia, Desenvolvimento de Produtos etc. Naturalmente são preservadas as informações Confidenciais da Empresa. O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO "DOJO" É aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de Movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado da Arte Marcial Karate-do, sendo elas : 1. RESPEITO : Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus ensinamentos e orientações. 2. AQUECIMENTO : É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa, ou seja, praticar os movimentos do Karatê acostumando-se o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado da Arte Marcial. 3. KIHON : São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas: Socos (tsukis), Chutes (keris) e defesas (ukes) em posições especificas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso Goju Ryu “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Nekoachi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica Defesa Pessoal. O KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e deve ser praticado em cada Treinamento e com Disciplina Padrão. 4. KATAS : São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle e Segurança e velocidades adequadas. 5. YAKUSOKU E RENSOKU KUMITE : São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Carateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai). 6 . KAKOMI KUMITE : É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços e pernas. Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, para se evitar a Violência ou Excessos, assim como Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele. Deve-se seguir sempre as seguinte regras: 1) Respeito Mútuo 2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido" 3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade, 4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente. A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos; isto leva a Excelência para uma Vida Melhor! Como podemos perceber, o Trabalho Padronizado tem sua aplicação, em Fábricas, Atividades Comerciais, de Gestão ou qualquer tipo de Negócio e atividade, de entretenimento inclusive; garantindo-se assim a Qualidade requerida. Aqui, tivemos um contexto básico entre um Trabalho Padronizado com Objetivo Empresarial, mas também um Trabalho Padronizado no Aprendizado de uma Arte Marcial, ambos com o objetivo da Execução Correta e busca da Melhoria contínua e aprimoramento. Percebemos que a Rotina Padrão e a Disciplina estão presentes, sendo que devemos aplicá-las na nossa rotina (em Casa ou no Trabalho), exercitando-se os conceitos do Trabalho Padronizado sempre na busca do Aprimoramento de tudo o que fazemos! Quer saber e aplicar a Metodologia “Dojo” no seu Trabalho Padronizado, Contate-nos !
Por Osorio de Morais 24 de junho de 2024
A habilidade de Negociação é essencial para se alcançar objetivos pessoais e profissionais. Ela faz parte da realidade humana e está naturalmente presente em nossas vidas. Negociamos para resolver diferenças ou para chegar a Acordos e soluções, tanto em casa quanto no trabalho. Para que haja Negociação, é preciso que duas pessoas apresentem seus pontos de vista e encontrem um denominador comum que satisfaça ambas as partes, em um processo decisório e compartilhado. Ao contrário do que dita o senso comum, negociar não é sinônimo de buscar vantagens, mas de solucionar conflitos e obter desfechos satisfatórios para as disputas e interesses de cada parte. Ainda assim, aqueles que não se posicionam adequadamente em um processo negocial, podem perder oportunidades, dinheiro e experiências positivas. Afinal, a vida se resume a uma sucessão de negociações, desde a escolha do filme para assistir no cinema até o fechamento de uma grande parceria entre empresas ou profissionais. O Processo Negocial O conceito de negociação básico, consiste no processo de troca em que duas ou mais partes procuram chegar a um acordo satisfatório, logo, a Negociação passa por um Processo de Comunicação , que normalmente se inicia da necessidade de alinhamento de interesses conflituosos e suas resoluções. Para lidarmos com diferenças entre Culturas, Valores e Métodos, é preciso investir tempo e esforços nas Estratégias de Negociação; se antes imperava a ideia de hierarquia e autoritarismo, hoje a Negociação é primordial no mundo globalizado, digitalizado e acessível por meio de Aplicativos e Ferramentas áudio-visuais de interação, como também de votação e escolha (mesmo que digital). Independentemente da era digital e interativa, um dos Pontos importantes é que a Negociação requer relacionamento entre pessoas (e não por IA-Inteligência Artificial), ou seja, ambos os lados devem ter a chance de Influenciar, Persuadir e Convencer os outros a modificar suas ideias, no entanto, quando as posições já estão definidas como opostas, não há chances de conversação, Diálogo ou qualquer tipo de Negociação. É por isso que a maioria das negociações tem que ter Objetivos similares, apesar das divergências de interesses e visões. É o exemplo comum de Negócios entre vendedor e comprador; um quer vender e o outro quer comprar, logo, ambos convergem para seu Objetivo, mas divergem a respeito do valor justo do produto ou serviço, ou das condições estabelecidas, e para resolução enfatizamos abaixo, o conceito de negociação em alguns princípios básicos : Negociar é um processo de comunicação com uma sequência lógica de etapas. Não existe negociação isolada, somente no relacionamento entre as partes. O acordo sempre deve ser obtido com consentimento mútuo entre as partes. Dominação e Manipulação devem ser evitadas, pois são nocivas ao processo. Lembre-se: Negociação não é IA (inteligência artficial), pois necessita-se de Pessoas e não interação com Robôs Ambos devem terminar a negociação conscientes de que foram ouvidos e satisfeitos. Diferenças culturais, Conflitos, Emoções, Antagonismos, são normais e esperados ao se negociar. Toda negociação busca alcançar objetivos que satisfaçam sempre os envolvidos. A negociação é chamada de Arte pois, envolve habilidades e sensibilidades pessoais e devemos atentar as dicas abaixo no intuito de uma atuação eficaz: Procure sempre iniciar e estar no controle da Negociação, Formalize a Negociação por escrito, Utilize a técnica do "Rapport", criando interação e proximidade com as partes, Mantenha-se frio, equilibre razão, emoção, entusiasmo, irritação e ansiedade, Jogue limpo na negociação, não prometa o que não pode cumprir, Utilize a técnica PICO na preparação da negociação (Pessoas, Interesses, Critérios e Opções) Faça uma Análise do Campo e Cenário da Negociação (Swot Analysis x Tempo, Informação e Poder). Determine o BATNA (Best Alernative to Negotiated Agreement) e a ZOPA (Zona Possível de Acordo). Treine sua Capacidade de Persuasão, Argumentação, Comunicação, Controle Emocional e Convencimentos. Em tempos de mudanças, adaptações e principalmente neste momento em que o Mundo Vive uma realidade Virtual (IA) pós-Pandemias, haverá sempre mudanças impactantes no “Status Quo” das empresas e suas formas de Negociar, principalmente no Campo da Relações Sindicais e Relações Humanas. As Ferramentas Digitais têm que mostrar sua Objetividade e Engajamento , para votações em Massa, logo, há que ser Criativo e também, há que se pensar no processo interativo, informativo, de escolhas, de votação e apuração, principalmente nos acessos de todos os pontos que os Trabalhadores estarão envolvidos no processo negocial , esta ndo informados e esclarecidos sobre as propostas e condições ofertadas. A Comunicação é fundamental e necessita planejamento, logo, a Liderança e o envolvimento do Management tem que estar em linha para um Time Engajado e Comprometido . Na era da Industria 4.0 e Digitalização, IA e Pandemias, deve-se considerar e dar opções para que as pessoas (e não Robôs), tenham condições de exercer suas escolhas , sem riscos ou perigos a Saúde e sem Exposição a Riscos de Ambientes Insalubres. Lembre-se Pessoas Interagem, Pensam e se Comunicam; Robôs Executam o que as Pessoas os Programam! Se você necessita de Suporte em Relacionamento e Negociação Sindical, Relações Humanas e Trabalhistas, não hesite em nos contatar !
Por Osorio de Morais 10 de abril de 2024
Os indicadores de RH são essenciais para uma empresa e precisam ser mensurados e acompanhados corretamente pelos profissionais de RH e Gestores da Empresa, para o monitoramento de performance e resultados de seus negócios, no caso através dos KPI's (Key Perfomance Indicators). Utilizados para identificar a realidade da performance em áreas específicas, os KPI’s permitem avaliar e definir as proximas etapas com segurança, projetando-se ações e identificando-se obstáculos, ameaças e tendências para o futuro, no entanto, os KPI’s não mostram as causas dos problemas, eles evidenciam os fatos que devem ser avaliados e diagnosticados para a melhoria de performance, pois são determinantes na tomada de decisões, fazendo parte da rotina de trabalho de toda organização. A escolha dos KPI's de RH depende de uma visão ampla e sistêmica das empresas. As variáveis externas também precisam ser consideradas, como a situação do mercado, os impactos em tempos de crise, concorrentes, novas tecnologias e mudanças no comportamento e nas prioridades dos profissionais, principalmente os desafios a serem alcançados. A primeira etapa para se implementar KPI's de RH está na definição dos objetivos e metas da empresa, sendo que é muito importante os KPI’s estarem alinhados com os objetivos de Recursos Humanos pela Governança Corporativa. Dentre os principais KPI’s de RH, destacamos os Riscos Trabalhistas, os Acidentes de Trabalho, a Jornada e Horários Alternativos, os indicadores de Folha de Pagamento como Salários e Encargos, as Horas Trabalhadas e as Horas Extras, os indicadores de Gestão e Engajamento como Treinamento e Desenvolvimento, assim como o Absenteísmo (faltas e atrasos). As Contratações e os Desligamentos devem também ser monitoradas, já que podem impactar negativamente no Turnover (rotatividade de pessoal), pois requerem controle assíduo de suas causas na perda ou evolução do conhecimento (know-how) e impactam diretamente nas Operações da Empresa. Deve-se fazer acompanhamento semanal dos KPI´s para não ocorrer surpresas durante o mês. Também devem ser medidos o Controle de Despesas diretas e indiretas com a Força de Trabalho, com por exemplo os Salários e Encargos, a Remuneração total, a Qualidade e Motivação em que o Plano de Benefícios gera para as Equipes e dentro da Lei, quais as alternativas de Economia para a Empresa, que ao mesmo tempo satisfaz as as expectivativas e necessidades dos Trabalhadores. A Saúde Ocupacional deve igualmente ser acompanhada pela área de Segurança e Meio Ambiente, pois é através dela que podemos controlar os riscos à Saúde em que as “Pandemias” expõem os trabalhadores e principalmente, a mitigação destes riscos, mantendo-se desta forma uma Operação controlada em sua força de trabalho, isto inclui também a exposição a Periculosidade, Insalubridade e Segurança patrimonial. Toda empresa deve ter atenção aos seus KPI´s de RH que são voltados ao Controle da Operação, a Motivação e o Engajamento, principalmente na proteção de seus Colaboradores. Se sua empresa necessita de suporte na Gestão de KPI´s de RH, não hesite em nos contatar ! http://www.ojmrh.com.br
Por Osorio de Morais 1 de março de 2024
Coaching e Orientação Profissional
Por Osorio de Morais 5 de dezembro de 2022
No âmbito institucional, "Compliance" é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. O termo “Compliance ” significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido que está em conformidade com os regulamentos da empresa e a legislação aplicável as suas atividades. A área de Compliance é um componente organizacional, responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, nas funções exercidas, dentro e fora da empresa (monitoramento de atividades operacionais, prevenção de conflitos de interesses, relacionamentos comerciais, institucionais e governamentais). Devido ao número crescente de regulamentações, os Programas de "Compliance" de uma instituição ou empresa, podem abranger inúmeros temas, sempre com o objetivo de zelar pelo cumprimento das normas derivadas de diversas áreas dentre as atividades de Negócios e suas nuances. Atuando como uma Política Interna da Empresa, é improvável que a área de “Compliance” seja um componente popular internamente, no entanto, é o departamento com maior importância na manutenção da integridade e reputação da empresa, assim como é área que deve e tem poder de paralisar uma operação de negócio, q ue não esteja em conformidade ao Contrato Social da Empresa e suas Operações, bem com as Leis Estaduais, municipais e Federais em qualquer esfera jurídica. Uma boa prática para se conduzir a empresa em conformidade as boas práticas legais de Gestão, é ter uma Governança Corporativa atuante e com seus Comitês de Gestão e Controle, e da mesma Forma se manter Auditorias Periódicas de Compliance durante a Gestão Fiscal anual, fazendo que cada Gestor e equipes, tenham controle de suas ações, no sentido de não infringir qualquer requisito legal, ou causar exposição indevida da empresa. Nos últimos anos os investimentos e atuações na área de “Compliance” aumentaram nas empresas, sendo que estas, estão cada vez mais engajadas em manter Treinamento e Educação, na forma correta de Gestão de Negócios, com transparência a seus Clientes, Fornecedores, Orgãos Governamentais e principalmente aos Acionistas, quanto ao correto funcionamento das Operações, pois o não cumprimento das Leis e regulamentos, causa riscos elevados, exposição negativa da Imagem da Empresa, autuação por Multas Pesadas, dentre outras Sanções Legais, que podem levar também a intervenção e/ou paralização das Operações, com perda irreparável de reputação da Empresa e seu Corpo Diretivo. Se sua empresa necessita de suporte na atuação de Relações Institucionais e de Gestão de Compliance, não hesite em nos contatar !
Por Osorio de Morais 6 de setembro de 2022
Sem Senioridade não há Expertise e nem Equipes Sustentáveis.
Por Osorio de Morais 24 de agosto de 2022
Um plano de cargos deve ser elaborado e administrado de acordo com os conhecimentos exigidos de cada função, suas atividades, complexidades, forma de execução das tarefas e principalmente resultados esperados pelos profissionais ocupantes dos cargos e o consequente impacto nos resultados da empresa e suas operações. Para uma comparação justa na elaboração de um plano de cargos e sua classificação, é fundamental se elaborar para cada função a “Descrição de Cargos”, dimensionando-se ao máximo possível e de forma clara, os pré-requisitos de cada função como por exemplo: Know-How, Tempo de Experiência, Formação, Especialização, Habilidades e Competências (técnicas e comportamentais), exigidas de seus ocupantes e o consequente impacto nas operações da Organização. Da mesma forma, deve-se dimensionar sobre como as atividades dos cargos desafiam seus ocupantes em suas complexidades em conformidade aos Processos Operacionais, Desenvolvimento e Solução de Problemas em que o ocupante do cargo atua, se posicionando mediante seu conhecimento (Know-how) e dando respostas as complexidades a qual ele é exposto e desafiado. Adicionalmente soma-se a esta avaliação o grau de impacto em que as decisões dos ocupantes de cada cargo, causam diretamente nos resultados da empresa, seja por Budget, Processos, Inovação e Desenvolvimento, Qualidade, Vendas, Relacionamento Comercial ou nas atividades de Suporte a Gestão. A partir do detalhamento das “Descrições de Cargos” é que se tem uma base de conhecimento intelectual das funções das áreas da empresa, podendo então se estabelecer um Hierarquia de Funções, mais conhecida como Classificação de Cargos e consequentemente se estabelecer faixas salariais a cada função. Para se manter faixas salariais adequadas as capacidades e conhecimentos de seus profissionais é fundamental uma Pesquisa Salarial, que deve estar alinhada com os padrões de empresas que tenham situação parecidas em seus negócios, produtos, ramo de atividade, região geográfica, operações, participação de mercado e forma de gestão, se estabelecendo desta forma uma Política Salarial que traga sustentação ao equilíbrio interno e externo dos Salários da empresa. Uma Política Salarial adequada leva em conta o desempenho econômico-financeiro da empresa, suas perspectivas de desenvolvimento e principalmente deve ser estabelecida de forma a atrair e reter talentos, sendo que suas ações, tem que previstas no Orçamento Anual (Budget) para dar sustentabilidade a Gestão de Pessoas na Organização. Se sua empresa necessita de suporte na implantação de um Plano de Cargos e Administração Salarial, não hesite em nos contatar! https://www.ojmrh.com.br/contact
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