Clima Organizacional é a Qualidade do Ambiente que é percebida pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera pessoal" que percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para se permanecer, interagir e realizar atividades.
Os colaboradores são influenciados
pelo Clima Organizacional e ao mesmo tempo em que o influenciam. Esse ciclo de
influências cria um efeito de "realimentação de
auto reforço"
, fazendo com que certas características da cultura, sejam
amplificadas através de comportamentos repetidos no dia a dia, assim se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará
comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida, mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para
comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade,
desgastando as pessoas e os relacionamentos.
Neste sentido é importante conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um Clima Organizacional Produtivo e se pretendemos intervir de forma significativa no mesmo; para isto a Pesquisa de Clima Organizacional funciona como uma base sólida de dados que avaliam todos os dados sobre o comportamento da organização, apontando as áreas que estão bem e aquelas onde é preciso se fazer melhorias, a saber:
• Se a empresa é um bom local para se trabalhar;
• Fatores de motivação e desmotivação;
• Percepção dos colaboradores quanto às políticas de Gestão e de RH;
• Liderança e se todos estão trabalhando em função de um objetivo comum;
• Missão, Valores, Objetivos e metas da empresa;
• Motivação, relacionamentos, espírito de equipe e o que se pensa da Empresa.
A Pesquisa de Clima possibilita o Desenvolvimento Organizacional, tornando o ambiente de trabalho em um lugar melhor para se trabalhar e conviver igualmente, pois este é uma extensão de um segundo Lar das pessoas, mesmo que profissional.
As principais
influências para se obter um clima
organizacional voltado para a otimização da
produtividade, passam por avaliação da Cooperação entre as Equipes; a Comunicação Eficiente; o Senso de Justiça, assim como a Remuneração e Reconhecimento dos profissionais.
A medição do Bom Clima organizacional, passa por fatores como: Turnover e rotatividade; Reclamações trabalhistas Retrabalho e Desperdício; Produtividade, Treinamento, Motivação e Capacidade de Inovação da Empresa.
Os prejuízos e impactos gerados por uma má gestão do Clima Organizacional são altos, sendo que as empresas através de seu Management, devem estar sempre atentas ao Ambiente de trabalho que ela proporciona a seus Colaboradores, sempre com o objetivo de Excelência em seus Processos e Excelência em sua Operações.
Se sua empresa necessita de suporte para Gestão de Clima organizacional, não hesite em nos contatar.