RH - O Home Office e a Adapatação Pessoal
Os prós e contras na era Digital de Pandemia
O "Home office" foi uma solução prática para as Empresas e Colaboradores, haja visto o cenário crítico apresentado pela Pandemia Mundial de Covid19. Isto fez com que as pessoas se adaptassem para a continuar seu trabalho ou a busca dele, mas se exigiu também, a atenção aos problemas Sociais e as exigências de Proteção a Saúde Mental dos Profissionais.
Trabalhar em Home Office não se resume somente em adaptar um Escritório em casa para execução do Trabalho, é preciso se praticar a Disciplina, Equilíbrio Emocional e da mesma forma, não se deixar cair no Isolamento total, definindo-se rotinas, metas, atualização profissional, contatos e interação, praticando-se também a conciliação do tempo profissional com seus afazeres pessoais.
Apesar do Home Office ajudar na realização do seu trabalho, ele não substitui a necessidade presencial do profissional nas empresas, para vivencia da Cultura, interatividade pessoal e profissional; a verificação "in loco" de processos produtivos; a aplicação administrativa e principalmente, a Gestão da Empresa, com atenção voltada as Pessoas, propiciando a interatividade e convivência social de forma positiva e natural.
O Home Office não deve e não pode ser exclusivo, mas sim uma opção as pessoas, para melhor desempenho, foco, atenção na criação ou realização de um projeto especifico. O Home Office deve ser Planejado e Regulamentado com regras em aditivos contratuais mas principalmente ter atenção a Saúde dos Profissionais, buscando-se o equilíbrio entre o Trabalho presencial e o Remoto, levando sempre em conta a característica da tarefa a se realizar.
Pontos Positivos
- Melhor Gestão de Tempo;
- Aumento da Produtividade;
- Redução do Absenteísmo;
- Melhora a Mobilidade urbana e deslocamento para o trabalho;
- Preservação do Meio ambiente e Sustentabilidade;
- Melhoria da Qualidade de Vida x Stress Profissional na Empresa;
- Organização da Rotina de Trabalho e Flexibilidade de tempo;
- Redução de custos imobiliários e de Consumos e Despesas pela empresa.
Negativos
- Isolamento psicológico com trabalho solitário em Ambiente Confinado;
- Mistura do trabalho com a Vida Pessoal e Familiar;
- Ambiente que pode desfocar a tarefa e dificuldade de adaptação;
- Mudança drástica da rotina sem suporte administrativo.
- Infraestrutura inadequada em espaço, reduzido com problemas de TI;
- Interrupções por membros da família ou do Convívio Social.
- Excesso de Horas ao trabalho, disponibilidade 24 horas e horários inadequados.
- Falta de apoio pessoal para analise conjunta, interação só virtual e no "Casulo"
- Ausência de Rotina e risco a Disciplina e autogerenciamento.
Diante destes fatos e situações, a melhor decisão é avaliar a necessidade da Empresa e Colaboradores e se propiciar uma adaptação a nova realidade, com um modelo de Home Office adequado, com discernimento, bom senso e regras, objetivando sempre o Equilíbrio Profissional para aprimoramento de Resultados.
Se modelo Híbrido, respeite as Regras de Distanciamento Social, Uso de Mascara e principalmente se Vacinar!
Se sua empresa necessita de Assessoria na Gestão e Desenvolviemnto de Pessoal, não hesite em nos contatar !




