OUR GOAL


Provide Solutions in Administrative Management, Human Resources and Organizational Development, Corporate Governance, Labor and Institutional Relations, aimed at Improving your Company, based on the following principles:

 MISSION


  • Meet the needs of Companies and their Professionals, contributing to the Continuous Improvement of their Administrative and Operational Processes, Organizational Climate and Corporate Image.


VISION


  • Strengthen Companies and their Professionals, through Management Improvement Programs, focused on their Mission and Values, Management Processes and Customer Satisfaction.


By Osorio de Morais August 1, 2025
Os Tipos de Contrato de Trabalho
By Osorio de Morais June 1, 2025
Inteligência de Segurança é o monitoramento e acompanhamento de todas as atividades, padrões e comportamentos que estão diretamente ligados a proteção Patrimonial e das Pessoas nas Organizações. Trata-se de manter informações e ocorrências inerentes ao ramo de atividade, monitorando-se acontecimentos, analise de padrões, riscos, atitudes e comportamentos que expõem os Ativos, Negócios, Produtos e Imagem da empresa. Deve-se ter o controle e monitoramento das informações gerais, de forma em que se possa rastrear cada processo quando de sinistros, ou ainda, na necessidade de se antecipar e mitigar riscos inerentes a Organização. Para se compreender por que se necessita contar com um serviço de Inteligência de Segurança, deve-se observar que toda atividade contém riscos e estes devem ser monitorados, elucidados e analisados, já que podem trazer problemas para os negócios, além de exposição negativa da organização. O termo inteligência de segurança deve ser entendido como mapear e segregar as informações inerentes as atividades da empresa, sejam internas ou externas e para se mapear este conhecimento é fundamental conhecer as áreas especificas, de onde vem e para onde vão as informações inerentes. Uma habilidade fundamental e mandatória para os Profissionais de Segurança é saber interpretar fatos e processos, como também avaliar e quantificar ocorrências, assim como a localidade, frequência da ocorrência, pessoal e material envolvido, região geográfica e procedimentos e da mesma forma garantir fontes fidedignas para o trabalho de monitoramento de riscos. Podemos definir uma ameaça ou risco na segurança empresarial como um evento capaz de produzir perdas reais e mensuráveis por um padrão comum. O risco pode ser considerado em qualquer atividade e natureza e ter dimensão e efeitos negativos como também positivos. A natureza humana interpreta o risco, mais por seu lado negativo, no entanto, não tem a percepção de como entende-los e diagnostica-lo para se evitar problemas e perigos. Determinar o risco, avaliá-lo devidamente e principalmente bem administrá-lo, pode ensejar decisões cautelares apropriadas e consequentemente, trazer efeitos positivos, por outro lado, o risco está associado às leis da probabilidade, podendo ocorrer sempre fatos novos e inesperados os quais exigem profissionais experientes e emocionalmente preparados para mitiga-los; senioridade é fundamental. As informações geradas pela Inteligência de Segurança, são também suporte para a Gestão da Organização e para coordena-las deve-se confiar tais informações a pessoas preparadas. Uma equipe multidisciplinar de profissionais de Confiança e Ética, deve ser montada, adicionando-se também, um aparato de equipamentos Eletrônicos e Digitais para o suporte da Inteligência; neste sentido a Tecnologia é uma aliada essencial. Se você precisa de suporte na Gestão de Inteligência e Segurança, não hesite em nos contatar.
By Osorio de Morais December 1, 2024
Gestão Humana, Ética e Democrática
By Osorio de Morais July 28, 2024
O TRABALHO PADRONIZADO NA EMPRESA É demonstrado nos Procedimentos específicos realizados pelos trabalhadores no seu Processo de Produção baseados no Tempo e S equência de Trabalho, realização Padrão (no caso de Manufatura) e na rotina de conferência ou execução de um processo de TI, de Qualidade, Finanças, de RH, Logística, Vendas e Sistema de Gestão de Performance (no caso de Administração), os quais devem ser acompanhados e alimentados diariamente. O Trabalho Padronizado é o resultado da Melhoria Contínua (Kaizen) e também a base para que futuras melhorias possam ser feitas na empresa. Para ser ter a Cultura de Trabalho Padronizado, é necessário ter Procedimentos descritos e documentados que exemplifiquem e orientem os Trabalhadores na realização de suas atividades e fazendo parte deles, as métricas de performance, como por exemplo: 1) O Quadro de Capacidades (Produção) É um formulário que contém as características de cada Processo de Produção (Preparação, Corte, Separação e Montagem, Manufatura, Pintura, Acabamento, Logística, Estoque etc), que é preenchido dentro de uma Célula ou área de Trabalho. Essas capacidades podem ser o Tempo em cada processo, o Tempo para troca de Ferramental, os Tempos de Abastecimento, o Tipo de Máquina, a quantidade de Estoque Físico ou Material em Processo, etc. 2) A Tabela de Combinação (Produção) Demonstra a sequência em que o trabalho está sendo feito e o tempo que cada Operação está levando para ser realizada. Ela oferece detalhes e métricas de controle sobre o que está sendo produzido e também o Padrão a ser atingido pelos Operadores em suas áreas. 3 ) O Diagrama de Trabalho (Produção) Demonstra a célula contendo a movimentação do Operador, a localização do material a ser utilizado e o layout do processo como um todo. Esse diagrama deve ficar exposto na estação de trabalho dos Operadores e deve ser “vivo”, ou seja, poderá ter ajustes e alterações de forma que apresente com fidelidade o que está sendo feito naquele local, sendo que os Operadores são treinados e orientados no próprio local de trabalho, alguns realizando o Padrão e outros observando para aprender, repetir e aplicar. Um dos objetivos do Trabalho Padronizado é a obtenção de alta produtividade, através do trabalho dedicado, como por exemplo na Cultura Oriental, onde o trabalho dedicado não significa forçar os Operários a trabalharem duro, mas sim a trabalharem eficientemente sem qualquer movimento perdido . Registra-se a sequência padronizada das operações a serem executadas por cada Operário na “Folha de Operações-Padrão”, facilitando assim a controlar os objetivos e suas variáveis, necessitando desta forma de Disciplina Padrão. 4) O Quadro de KPI's (Gestão) Este é o quadro conhecido como "Gestão a Vista" e que contém as métricas de monitoramento de Performance das áreas e concomitantemente da Empresa em seu Sistema de Gestão. Para que estas métricas sejam atingidas em seus resultados "Padrão" é necessário que se tenha Procedimentos de Trabalho Descritos, Documentados e Controlados, de forma que todos os trabalhadores entendam o trabalho e que qualquer sistema, esteja detalhado para sua Execução, seja Financeiro, de RH, Logistica, Qualidade, Segurança, Vendas, Engenharia, Desenvolvimento de Produtos etc. Naturalmente são preservadas as informações Confidenciais da Empresa. O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO "DOJO" É aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de Movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado da Arte Marcial Karate-do, sendo elas : 1. RESPEITO : Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus ensinamentos e orientações. 2. AQUECIMENTO : É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa, ou seja, praticar os movimentos do Karatê acostumando-se o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado da Arte Marcial. 3. KIHON : São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas: Socos (tsukis), Chutes (keris) e defesas (ukes) em posições especificas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso Goju Ryu “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Nekoachi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica Defesa Pessoal. O KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e deve ser praticado em cada Treinamento e com Disciplina Padrão. 4. KATAS : São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle e Segurança e velocidades adequadas. 5. YAKUSOKU E RENSOKU KUMITE : São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Carateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai). 6 . KAKOMI KUMITE : É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços e pernas. Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, para se evitar a Violência ou Excessos, assim como Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele. Deve-se seguir sempre as seguinte regras: 1) Respeito Mútuo 2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido" 3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade, 4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente. A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos; isto leva a Excelência para uma Vida Melhor! Como podemos perceber, o Trabalho Padronizado tem sua aplicação, em Fábricas, Atividades Comerciais, de Gestão ou qualquer tipo de Negócio e atividade, de entretenimento inclusive; garantindo-se assim a Qualidade requerida. Aqui, tivemos um contexto básico entre um Trabalho Padronizado com Objetivo Empresarial, mas também um Trabalho Padronizado no Aprendizado de uma Arte Marcial, ambos com o objetivo da Execução Correta e busca da Melhoria contínua e aprimoramento. Percebemos que a Rotina Padrão e a Disciplina estão presentes, sendo que devemos aplicá-las na nossa rotina (em Casa ou no Trabalho), exercitando-se os conceitos do Trabalho Padronizado sempre na busca do Aprimoramento de tudo o que fazemos! Quer saber e aplicar a Metodologia “Dojo” no seu Trabalho Padronizado, Contate-nos !
By Osorio de Morais June 24, 2024
A habilidade de Negociação é essencial para se alcançar objetivos pessoais e profissionais. Ela faz parte da realidade humana e está naturalmente presente em nossas vidas. Negociamos para resolver diferenças ou para chegar a Acordos e soluções, tanto em casa quanto no trabalho. Para que haja Negociação, é preciso que duas pessoas apresentem seus pontos de vista e encontrem um denominador comum que satisfaça ambas as partes, em um processo decisório e compartilhado. Ao contrário do que dita o senso comum, negociar não é sinônimo de buscar vantagens, mas de solucionar conflitos e obter desfechos satisfatórios para as disputas e interesses de cada parte. Ainda assim, aqueles que não se posicionam adequadamente em um processo negocial, podem perder oportunidades, dinheiro e experiências positivas. Afinal, a vida se resume a uma sucessão de negociações, desde a escolha do filme para assistir no cinema até o fechamento de uma grande parceria entre empresas ou profissionais. O Processo Negocial O conceito de negociação básico, consiste no processo de troca em que duas ou mais partes procuram chegar a um acordo satisfatório, logo, a Negociação passa por um Processo de Comunicação , que normalmente se inicia da necessidade de alinhamento de interesses conflituosos e suas resoluções. Para lidarmos com diferenças entre Culturas, Valores e Métodos, é preciso investir tempo e esforços nas Estratégias de Negociação; se antes imperava a ideia de hierarquia e autoritarismo, hoje a Negociação é primordial no mundo globalizado, digitalizado e acessível por meio de Aplicativos e Ferramentas áudio-visuais de interação, como também de votação e escolha (mesmo que digital). Independentemente da era digital e interativa, um dos Pontos importantes é que a Negociação requer relacionamento entre pessoas (e não por IA-Inteligência Artificial), ou seja, ambos os lados devem ter a chance de Influenciar, Persuadir e Convencer os outros a modificar suas ideias, no entanto, quando as posições já estão definidas como opostas, não há chances de conversação, Diálogo ou qualquer tipo de Negociação. É por isso que a maioria das negociações tem que ter Objetivos similares, apesar das divergências de interesses e visões. É o exemplo comum de Negócios entre vendedor e comprador; um quer vender e o outro quer comprar, logo, ambos convergem para seu Objetivo, mas divergem a respeito do valor justo do produto ou serviço, ou das condições estabelecidas, e para resolução enfatizamos abaixo, o conceito de negociação em alguns princípios básicos : Negociar é um processo de comunicação com uma sequência lógica de etapas. Não existe negociação isolada, somente no relacionamento entre as partes. O acordo sempre deve ser obtido com consentimento mútuo entre as partes. Dominação e Manipulação devem ser evitadas, pois são nocivas ao processo. Lembre-se: Negociação não é IA (inteligência artficial), pois necessita-se de Pessoas e não interação com Robôs Ambos devem terminar a negociação conscientes de que foram ouvidos e satisfeitos. Diferenças culturais, Conflitos, Emoções, Antagonismos, são normais e esperados ao se negociar. Toda negociação busca alcançar objetivos que satisfaçam sempre os envolvidos. A negociação é chamada de Arte pois, envolve habilidades e sensibilidades pessoais e devemos atentar as dicas abaixo no intuito de uma atuação eficaz: Procure sempre iniciar e estar no controle da Negociação, Formalize a Negociação por escrito, Utilize a técnica do "Rapport", criando interação e proximidade com as partes, Mantenha-se frio, equilibre razão, emoção, entusiasmo, irritação e ansiedade, Jogue limpo na negociação, não prometa o que não pode cumprir, Utilize a técnica PICO na preparação da negociação (Pessoas, Interesses, Critérios e Opções) Faça uma Análise do Campo e Cenário da Negociação (Swot Analysis x Tempo, Informação e Poder). Determine o BATNA (Best Alernative to Negotiated Agreement) e a ZOPA (Zona Possível de Acordo). Treine sua Capacidade de Persuasão, Argumentação, Comunicação, Controle Emocional e Convencimentos. Em tempos de mudanças, adaptações e principalmente neste momento em que o Mundo Vive uma realidade Virtual (IA) pós-Pandemias, haverá sempre mudanças impactantes no “Status Quo” das empresas e suas formas de Negociar, principalmente no Campo da Relações Sindicais e Relações Humanas. As Ferramentas Digitais têm que mostrar sua Objetividade e Engajamento , para votações em Massa, logo, há que ser Criativo e também, há que se pensar no processo interativo, informativo, de escolhas, de votação e apuração, principalmente nos acessos de todos os pontos que os Trabalhadores estarão envolvidos no processo negocial , esta ndo informados e esclarecidos sobre as propostas e condições ofertadas. A Comunicação é fundamental e necessita planejamento, logo, a Liderança e o envolvimento do Management tem que estar em linha para um Time Engajado e Comprometido . Na era da Industria 4.0 e Digitalização, IA e Pandemias, deve-se considerar e dar opções para que as pessoas (e não Robôs), tenham condições de exercer suas escolhas , sem riscos ou perigos a Saúde e sem Exposição a Riscos de Ambientes Insalubres. Lembre-se Pessoas Interagem, Pensam e se Comunicam; Robôs Executam o que as Pessoas os Programam! Se você necessita de Suporte em Relacionamento e Negociação Sindical, Relações Humanas e Trabalhistas, não hesite em nos contatar !